Justificativa:
o Projeto tem como foco desenvolver a capacidade de expressão por
meio da criação, edição e exposição de efeitos especiais,
recursos de som e vídeo. Ensinar recurso importantes para a formação
do Cidadão do Futuro.
Objetivos:
• Incentivar
a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas
atividades cotidianas.
•
Desenvolver a
percepção visual e auditiva, a coordenação motora, a memorização,
a convivência em grupo.
•
Propiciar a
aquisição de novos conhecimentos.
•
Desenvolver a
habilidade para organizar informações, levantar hipóteses e pensar
estrategicamente.
Avaliação:
Processual e sistemática
Tempo
Estimado
6
aulas podendo ser prolongado conforme a necessidade da turma.
Material
Necessário
Papel,
régua, lápis, computador com acesso à internet.
1ª
etapa
Orientar os alunos a analisar o
caminho desde a casa até a escola, identificando pontos para a
localização. Pedir que passem a observação para o papel, cuidando
para representar as referências
2º etapa :
criar situações
educacionais em que os alunos possam explorar as anotações feitas
usando os recursos tecnológicos.
3ª etapa
Diante
do computador, dividir a turma em grupos e solicitar que
explorem este site Google Earth. Explicar que o desafio é
localizar, entre os mapas disponíveis, um que indique a localização
da escola. Orientá-los a comparar os croquis com os mapas: os pontos
de referência são os mesmos? Como são identificados? Explicar que
os desenhos disponíveis são representações com duas dimensões
(bidimensionais) de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas
e escala específicos.
4ª etapa
Na Hora de visualizar a
localização a imagem real. Abrir o programa Google mapas e convidar
a turma a procurar a imagem da escola e os locais próximos desta.
5º
etapa
Levá-los a compreender que
imagens aéreas e de satélite são a real visualização da
superfície no plano vertical. 4ª
etapa
Pedir
que confrontem a imagem do Google mapas com as anotações feitas por
eles que haviam organizado e analisem o que querem adicionar ou
alterar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário