terça-feira, 16 de outubro de 2012

Atividade de conhecimento lógico matemático para crianças do 1º ano


Justificativa: o Projeto tem como foco desenvolver a capacidade de expressão por meio da criação, edição e exposição de efeitos especiais, recursos de som e vídeo. Ensinar recurso importantes para a formação do Cidadão do Futuro.

Objetivos:

Incentivar a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas atividades cotidianas.

Desenvolver a percepção visual e auditiva, a coordenação motora, a memorização, a convivência em grupo.
Propiciar a aquisição de novos conhecimentos.

Desenvolver a habilidade para organizar informações, levantar hipóteses e pensar estrategicamente.


Avaliação: Processual e sistemática

Tempo Estimado
6 aulas podendo ser prolongado conforme a necessidade da turma.

Material Necessário
Papel, régua, lápis, computador com acesso à internet.


1ª etapa 
Orientar os alunos a analisar o caminho desde a casa até a escola, identificando pontos para a localização. Pedir que passem a observação para o papel, cuidando para representar as referências
2º etapa :
criar situações educacionais em que os alunos possam explorar as anotações feitas usando os recursos tecnológicos.

3ª etapa 
Diante do computador, dividir a turma em grupos e solicitar que explorem este site Google Earth. Explicar que o desafio é localizar, entre os mapas disponíveis, um que indique a localização da escola. Orientá-los a comparar os croquis com os mapas: os pontos de referência são os mesmos? Como são identificados? Explicar que os desenhos disponíveis são representações com duas dimensões (bidimensionais) de espaços tridimensionais, com símbolos, legendas e escala específicos.

4ª etapa 
Na Hora de visualizar a localização a imagem real. Abrir o programa Google mapas e convidar a turma a procurar a imagem da escola e os locais próximos desta.
5º etapa
Levá-los a compreender que imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical. 4ª etapa 
Pedir que confrontem a imagem do Google mapas com as anotações feitas por eles que haviam organizado e analisem o que querem adicionar ou alterar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário